Prefeitura de Socorro confirma que paciente com 1º caso de febre amarela de SP esteve em área rural
- rafaelaberaldomaci
- 14 de jan.
- 2 min de leitura

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o registro do primeiro caso de febre amarela em humano este ano. Trata-se de um homem de 27 anos, morador da capital paulista. De acordo com a prefeitura de Socorro, o paciente esteve hospedado em uma chácara na zona rural, entre os dias 28 e 30 de dezembro e não possui histórico de vacinação contra a febre amarela. O homem permanece internado.
O Instituto Adolfo Lutz já confirmou nove casos da doença em macacos, sendo sete na região de Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho e o outro em Socorro.
Diante dessas confirmações, a Prefeitura de Socorro intensificou a campanha de vacinação contra a febre amarela, reforçando a importância de que todos estejam imunizados. Além disso, equipes estão promovendo ações de combate ao mosquito transmissor e orientando a população sobre a eliminação de criadouros.
Febre amarela
A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos silvestres. Um indicador de sua presença se dá com a morte de macacos, que também sofrem com altos índices de mortalidade quando contaminados. O avistamento de macacos mortos deve ser informado às equipes de saúde do município.
Sintomas
Os sintomas iniciais da febre amarela são febre súbita, calafrios, dores intensas no corpo e cabeça, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza recorrentes.
Vacinação

A prefeitura de Bragança Paulista e o governo de São Paulo reforçaram que o melhor método de prevenção contra a doença é a vacinação, que faz parte do calendário nacional e está disponível em todo o estado.
A vacina contra a doença está disponível em postos de saúde e deve ser aplicada ao menos 10 dias antes do deslocamento para regiões com casos.
Vacina 100 Dúvidas
Para esclarecer dúvidas sobre a vacina e a febre amarela, o governo de São Paulo criou o portal Vacina 100 Dúvidas, que reúne informações sobre eficácia, efeitos colaterais e a importância das vacinas. O acesso está disponível pelo link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br.
Comments