Menopausa e atividade física: A influência de se exercitar para o bem-estar feminino
- rafaelaberaldomaci
- 11 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
A menopausa é uma transição importante na vida da mulher e a prática de exercícios pode contribuir para esse período ser mais agradável
Por Laíza Lima

É por volta dos 40 anos em que se começa a sentir os sintomas da menopausa, ondas de calor, insônia, palpitações, diminuição da libido e da capacidade de concentração estão entre os principais. Durante esse período é comum a perda de massa muscular e o acumulo de gordura abdominal. Tanto essas alterações físicas, quanto as alterações dentro do organismo podem trazer grande desconforto, abalando a autoestima e qualidade de vida da mulher.

Entre quedas de hormônio, mudanças emocionais e corporais somados com a carga e o tabu do que é envelhecer, a atividade física pode ajudar a manter o equilíbrio mental e físico. A fisioterapeuta Debora Miyuki explica que quando nos exercitamos liberamos serotonina e endorfina, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
Ela pontua que os exercícios ajudam na queima de calorias, para manter o peso saudável contribuído para saúde e autoestima. Além disso as atividades ativam o metabolismo e estimulam os batimentos cardíacos evitando o aparecimento de doenças. “Seria interessante começar a incluir a atividade física aos poucos. Primeiro encontrar a atividade que mais lhe agrada, por exemplo a academia, pilates, ioga, hidroginástica, caminhada. Uma atividade que sinta prazer ao realizá-la.”
Algo que durante o período dessa queda de hormônios pode aparecer é a osteoporose e a prática de exercícios pode fortalecer os ossos, retardando a perda de massa óssea trazendo mais benefícios. Debora frisa que não há exercícios específicos para esta fase. O importante é manter o corpo em movimento, ao realizar atividade física ajuda no controle da perda da massa muscular e óssea, nas alterações metabólicas e inflamatórias e melhora no humor.
A menopausa marca o início de um novo ciclo na vida de uma mulher e a atividade física pode ser uma ferramenta poderosa para promover a saúde e o bem-estar durante essa transição. Ao incorporar exercícios físicos regulares em sua rotina, as mulheres podem fortalecer seus corpos, equilibrar seus hormônios, melhorar sua saúde mental e desfrutar de uma qualidade de vida melhor.
Comments