top of page

Férias: Festival de Arte da Serrinha tem evento gratuito para público infantil

Atualizado: 29 de jul. de 2024

O tradicional Festival de Arte Serrinha, que ocorrerá entre os dias 8 e 28 de julho, tem como uma das atrações deste ano o Festival Infantil com o Ateliê Oquecabeaqui? Tibungar na natureza, que acontecerá às segunda, quartas e sexta-feiras durante todo o festival. O evento tem como objetivo vivenciar um processo de aproximação e mergulho na natureza, é gratuito e é necessário fazer inscrição.


Confira a programação:


Dia 1: Inventariar a vegetação local por meio de caminhada, desenhos, fotografias, gestos e sons no espaço. Para acordar todos os sentidos.


Dia 2: Encontro pautado pela respiração. Vamos começar o ateliê brincando com as palavras (in)spira e (ex)pira. Vamos meditar, nos inspirar na vegetação e inventar plantas com recortes de papéis artesanais, explorando as sobreposições. O ateliê expira (ou termina) com o batizado das plantas inventadas: sórrisobisco, bocaflô, jibunlugã.


Dia 3: Com um mapa em mãos, vamos coletar elementos da natureza, observar e conversar sobre como esses elementos chegaram ali: ventos ou fadas, chuvas ou bruxas. Criar histórias e marcar no mapa por onde passamos, o que e onde encontramos. Com os elementos coletados mais fios e fitas, vamos criar adereços e extensões do corpo: garras, chifres, barbatanas, caudas, asas. Por fim, vamos caminhar e performar, para descobrir novos movimentos com esse novo corpo. Isso é tibungar: dar um tibum, mergulhar, ir fundo.


O evento acontece no Casarão 2 irmãos, rodovia padre Aldo bolline , 0, Estrada Municipal José Vaccari Km 0,5, no bairro Serrinha, Água Comprida


Oquecabeaqui?


É um coletivo de arte, cultura e livre brincar para crianças e adolescentes, idealizada e conduzida por educadoras que têm como foco de investigação e atuação a arte e o brincar na infância:


Zá Szpigel

Descobriu a paixão pela educação desde a época em que cursava artes plásticas na FAAP. Foi em 1988, junto aos bebês e às crianças bem pequenas de uma creche que começou a dar aulas de arte e investigar sobre a potência dos processos de criação presentes desde os primeiros anos de vida. Desde então, sempre esteve envolvida com projetos de educação e arte na escola e no museu, para crianças e jovens. Por dez anos colocou o pé na estrada para trocar experiências de arte e cultura com professores de diferentes regiões do Brasil. Hoje, seu maior interesse é investigar a relação dos bebês e das crianças bem pequenas com o mundo. Acredita que não existe melhor lugar que um quintal com crianças para aprofundar saberes.

Alexandra Contocani

Atelierista e educadora há mais de 20 anos, desde cedo a arte fez parte de sua vida. Cresceu em meio a barro, pedra, tinta, papel, carvão, couro, estopa, linha, tecido... Já grande, manteve olhos de gente miúda, procurando viver em volta de quem os tem. A infância e a arte são seus objetos de investigação porque são capazes de reinventar o mundo.

Bia Cortés

Há mais de 30 anos envolvida profissionalmente com educação, cultura e arte, trabalhou em escolas e ateliês, ensinou línguas, coordenou projetos educacionais e editoriais, viajou um bocado, olhou muito para dentro e para fora. Desde 2011, tem seu foco de atuação voltado para a infância. Praticante de yoga e meditação, considera inseparáveis o trabalho com corpo e mente. Acredita no poder transformador da arte, na importância do brincar, na educação para a sensibilidade, na potência da criança.


Mais informações:

Créditos fotos: Instagram @oquecabeaqui / site www.oquecabeaqui.com

Comments


Jornalismo feito por elas e para elas! Notícias e fatos importantes relacionados ao universo das mulheres de Bragança Paulista e região

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

©2025 por Elas em Pauta

Site de Notícias para mulheres

bottom of page