Bragança Paulista não está na lista de municípios que receberão a vacina contra a dengue
- rafaelaberaldomaci
- 26 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será aplicada no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro

Ministério da Saúde acordou, em conjunto com Conass e Conasems - órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios - os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da OMS. As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2
O público, em 2024, será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.
No estado de São Paulo, 11 municípios da região do Alto Tietê receberão a vacina:
Guarulhos
Suzano
Guararema
Itaquaquecetuba
Ferraz de Vasconcelos
Mogi das Cruzes
Poá
Arujá
Santa Isabel
Biritiba-Mirim
Salesópolis
A previsão do governo é vacinar cerca de 3,2 milhões de pessoas em 2024. O esquema vacinal será composto por duas doses, que serão aplicadas em um intervalo de três meses.
As primeiras 750 mil doses da vacina contra a dengue que oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) chegaram ao país no sábado (20). A previsão é começar a imunização em fevereiro.
Comments